A Craftando Games, conhecida por seus financiamentos coletivos de jogos de RPG como Kalymba, Libra, Legado, Muito Abaixo do Oceano, Nessus e O Último Ancestral, passa por uma crise após o afastamento do sócio administrador.
Segundo comunicado publicado no Instagram de Libra RPG em 28 de setembro de 2024, Pablo alegou problemas de saúde e dificuldades pessoais, o que levou à paralisação da editora e atrasos na entrega dos projetos, causando descontentamento entre autores e apoiadores.
Assim, a equipe de colaboradores e autores da Craftando apresentou um cenário preocupante. Eles afirmam que, além de ter se afastado dos grupos de comunicação, Pablo manteve o controle exclusivo das contas bancárias da editora, o que paralisou as operações. Carol, que tentou assumir a gestão, descobriu que os livros que Pablo alegava estar na gráfica nunca foram enviados, contrariando promessas feitas aos apoiadores. Além disso, o livro Nessus ainda não foi revisado, e Cangaço Trevoso teve sua impressão atrasada, não por problemas técnicos, mas porque o pedido nunca foi realizado.
Clique aqui para ler a publicação de 28 de setembro de 2024 no perfil de Libra RPG.
Em uma nota enviada via e-mail no dia 30 de setembro de 2024, Pablo afirmou que não abandonou suas responsabilidades, mas que sua saúde o impediu de continuar à frente da gestão. Ele reconheceu os atrasos e as dificuldades financeiras que enfrentou, mencionando que assumiu a administração da empresa por falta de outros sócios. Ainda no e-mail, Pablo, expressa sua gratidão pelo apoio ao longo dos anos e lamenta o tom confuso da mensagem, causada por seu estado emocional.
A nota oficial de Pablo foi enviada para todos os apoiadores do financiamento do Kalymba RPG através da plataforma do Catarse.

Diante da situação, os autores decidiram usar recursos próprios para financiar a impressão dos livros pendentes, como Cangaço Trevoso, Nessus e Kalymba. Em comunicado, afirmaram que a gráfica já recebeu o pagamento para a impressão de Cangaço Trevoso, que deve ser entregue em cerca de 20 dias úteis.
A equipe Craftando prometeu honrar as entregas, apesar da crise, e pediu desculpas aos apoiadores.
Por fim, Carol enviou uma atualização aos apoiadores via e-mail no último sábado (05), esclarecendo que, apesar da turbulência em setembro, a equipe está comprometida com as entregas e fornecendo instruções para contato em caso de problemas com a loja, pagamentos de frete ou uso de cupons.