Home / Todas as colunas / Rio 1710: Um RPG inspirado no Rio Colonial

Rio 1710: Um RPG inspirado no Rio Colonial

Narradores do Multiverso - Rio 1710 RPG

Lançado na última sexta-feira (18) pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), o livro “Rio 1710 – Um Jogo de Interpretação” é um RPG de mesa que convida os jogadores a explorar o Rio de Janeiro Colonial, oferecendo uma imersão em um cenário rico em história e cultura.

Escrito por Rafael Ramos Koury, o livro conta com ilustrações de Bernardo Domingos e revisão de Henrique Fonseca, Flávia Abranches, Bernardo Domingos, Daniel Soares, Juliana Oakim e Letícia Castro.

Narradores do Multiverso - Rio 1710 RPG

Rio 1710 – Um Jogo de Interpretação apresenta o Rio de Janeiro de 1710 como um cenário de RPG, não uma reprodução histórica exata, mas um ambiente aberto à imaginação. Elementos plausíveis foram adicionados aos fatos e personagens reais. As regras foram desenvolvidas por Alfredo Nader e Rafael Ramos Koury, proporcionando um sistema simples e diversificado.

O Jogo

O jogo utiliza três dados de seis lados (d6) e trabalha com seis atributos, divididos em duas categorias: físicos e mentais. Os testes de atributos são realizados com dois dados de seis lados (2d6), e o jogador deve alcançar um valor igual ou superior à dificuldade determinada pelo narrador. Um resultado de 2 nos dados — sem bônus — é considerado um erro desastroso, enquanto um 12 — também sem bônus — é um acerto crítico.

Cada personagem dispõe de pontos para adquirir habilidades. O sistema inclui aptidões, que representam áreas em que o personagem tem maior familiaridade, e deméritos, características que podem dificultar suas ações durante o jogo.

Bestiário, Personagens e Aventuras

O livro inclui um capítulo dedicado a um bestiário que apresenta montarias, animais domésticos e selvagens. Entre eles está o Sapo Ponta-de-Flecha, um pequeno anfíbio com veneno poderoso, e a imponente Onça-Pintada, que representa um grande desafio para os jogadores.

Entre os personagens históricos, destacam-se figuras como Luís XIV e Dom João V. O livro também oferece dez ideias de aventuras para iniciar campanhas ou sessões one-shot no cenário do Rio de Janeiro de 1710.

Narradores do Multiverso - Rio 1710 RPG
Livro de RPG “Rio1710: um jogo de interpretação” transporta leitor-jogador para cenários e fatos históricos da cidade colonial – SMDUE/IRPH.

Voltado para jogos de RPG de mesa, Rio 1710 – Um Jogo de Interpretação pode ser usado tanto em ambientes pedagógicos, como ferramenta para o aprendizado e a difusão da história do Rio de Janeiro, quanto em momentos de lazer, proporcionando diversão entre amigos. Em ambos os casos, o livro serve como um portal para revisitar o passado e explorar as raízes culturais da cidade.

O livro está disponível gratuitamente para leitura e impressão no site do IRPH.

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens

Colunas

Comentários