Durante o mês de abril, dois dos nomes mais influentes do Dungeons & Dragons (D&D) anunciaram sua saída da Wizards of the Coast, marcando o fim de uma era para o RPG de fantasia mais popular do mundo.
Christopher Perkins, após 28 anos na empresa, e Jeremy Crawford, diretor de jogo da última edição do D&D, estão se despedindo da companhia.
Christopher Perkins se aposenta após 28 anos
Christopher Perkins anunciou sua aposentadoria através de um post no X (antigo Twitter), explicando que, após quase três décadas na Wizards of the Coast e a conclusão dos livros básicos de 2024 e das comemorações do 50º aniversário do D&D, era o momento perfeito para encerrar seu ciclo.
“O jogo está em boas mãos, e mal posso esperar para aproveitar o D&D apenas como fã“, escreveu Perkins.
A conta oficial de D&D no Bluesky agradeceu a Perkins por suas contribuições, destacando que o jogo não seria o mesmo sem ele.
Perkins ingressou na Wizards em 1997 como editor da revista Dungeon e, ao longo dos anos, tornou-se um dos principais nomes por trás da 5ª Edição de D&D. Ele foi o designer-chefe de módulos aclamados como Curse of Strahd (A Maldição de Strahd) e The Wild Beyond the Witchlight (Maravilhas Além do Luz de Bruxa), além de ter sido uma figura pública constante, mestrando campanhas como Acquisitions Incorporated e participando do Critical Role.
Seu último trabalho como líder de produção foi o novo Dungeon Master’s Guide (2024), uma atualização elogiada pelos fãs.
Jeremy Crawford também deixa a Wizards of the Coast
Em um movimento que surpreendeu a comunidade, Jeremy Crawford, diretor de jogo do D&D e arquiteto das regras da 5ª Edição, também anunciou sua saída. De acordo com a Screen Rant, seu último dia na empresa foi no final de abril.
Jess Lanzillo, vice-presidente de franquia e produto da Wizards, esclareceu que as saídas foram planejadas e não fazem parte de uma reestruturação corporativa.
“Ambos trabalharam no D&D por muito tempo. Eles se sentem confiantes nas equipes que deixam para trás e no legado que construíram“, afirmou Lanzillo.
Crawford foi essencial na simplificação das regras do D&D, introduzindo mecânicas como Vantagem/Desvantagem, que tornaram o jogo mais acessível. Sua filosofia de design influenciou não só o RPG de mesa, mas também o crescimento do gênero actual play, como visto em Critical Role e Dimension 20.
O futuro do Dungeons & Dragons
Com a saída de Perkins e Crawford, o D&D entra em uma nova fase. Apesar dos desafios enfrentados pela Wizards, incluindo a redução do projeto de VTT (Project Sigil) e ajustes internos na equipe, a empresa conta com equipes dedicadas para dar continuidade ao desenvolvimento do RPG.
A comunidade agora aguarda para ver como a nova liderança conduzirá o jogo, enquanto celebra as contribuições inestimáveis desses dois ícones do RPG.
Fonte: Adaptado de ComicBook e Screen Rant.