Com a chegada do Halloween, os monstros e vilões do cinema de terror voltam a ganhar destaque, seja nas fantasias ou nos pesadelos dos fãs do gênero.
Entre assassinos implacáveis, espíritos vingativos e criaturas sobrenaturais, esses ícones do terror têm muito em comum com os personagens de Dungeons & Dragons (D&D), o famoso RPG de fantasia. Mas, já imaginou como seria se esses vilões clássicos fossem traduzidos para o mundo de D&D? Quais classes, históricos e feitos seriam mais adequados para construir Chucky, Pennywise ou Candyman como personagens jogáveis? Nesta matéria, selecionamos alguns dos maiores vilões do terror e exploramos suas possíveis versões no sistema de D&D.
Freddy Krueger – A Hora do Pesadelo

Freddy Krueger, o temido vilão da franquia A Hora do Pesadelo, interpretado por Robert Englund, é um assassino em série com um visual marcante: chapéu fedora, suéter listrado vermelho e verde, e uma luva com lâminas. O que o torna especialmente aterrorizante é sua habilidade de invadir os sonhos de suas vítimas, matando-as dentro dos próprios pesadelos, causando mortes reais. Além disso, suas falas sarcásticas e humor negro apenas amplificam o terror que ele provoca.
Em termos de D&D, Freddy poderia ser um druida do Círculo dos Sonhos, uma classe que caminha pelo mundo dos sonhos. No entanto, ao invés de uma conexão com o Feywild, sua ligação seria com o Shadowfell. Dado seu passado traumático envolvendo fogo, Freddy poderia ter o histórico de Assombrado, e suas lâminas afiadas o qualificariam para os feitos Açougueiro ou Brigão de Taverna (este último representando seu uso de armas improvisadas).
Jason Voorhees – Sexta-Feira 13

Jason Voorhees, o infame vilão da franquia Sexta-Feira 13, é conhecido por sua máscara de hóquei e caráter praticamente imortal. Ele começou como uma criança que se afogou no Acampamento Crystal Lake devido à negligência dos monitores, mas retornou como um assassino morto-vivo em busca de vingança. Ao longo dos filmes, Jason se torna um símbolo do mal indestrutível, armado com um facão e uma sede insaciável de sangue, assustando gerações desde sua estreia em 1980.
Devido à sua natureza sobrenatural, Jason poderia ser uma multiclasse entre ladino Fantasma (representando sua conexão com o véu entre a vida e a morte) e bruxo do Fathomless (explicando sua ligação com lagos e o afogamento). Ele provavelmente teria o feito Açougueiro e o histórico de Assombrado, refletindo sua proficiência com armas e traumas passados.
Pinhead – Hellraiser

Pinhead, também conhecido como Lead Cenobite ou Hell Priest, é o principal antagonista da franquia Hellraiser. Criado por Clive Barker, Pinhead apareceu pela primeira vez no conto The Hellbound Heart (1986) e foi posteriormente adaptado para o filme Hellraiser (1987). Com sua cabeça calva coberta de pregos e uma presença imponente, Pinhead é uma figura facilmente reconhecível.
Sendo uma entidade de outro plano, o histórico de Viajante Distante seria apropriado para Pinhead. O feito Perito em Habilidades também poderia ajudar no uso de ferramentas. Pinhead e os outros Cenobitas respondem a uma força demoníaca, então a classe ideal seria o bruxo do Pacto do Diabo, embora uma multiclasse com o patrulheiro Andarilho do Horizonte também faça sentido, dadas suas viagens entre dimensões.
Sadako/Samara – The Ring/Ringu

Sadako Yamamura é a principal antagonista da franquia The Ring, criada por Koji Suzuki. Ela é uma jovem psíquica assassinada e jogada em um poço, retornando como um espírito vingativo. Sadako usa um vídeo amaldiçoado para possuir e matar quem o assiste, a menos que o vídeo seja copiado e mostrado a outra pessoa. Sua figura é icônica: um vestido branco e longos cabelos negros que cobrem o rosto.
Os movimentos de Sadako, muitas vezes retratados em imagens sombrias, lembram os feiticeiros da Magia das Sombras, que se envolvem em sombras densas e pegajosas, permitindo que se transportem de uma sombra para outra. Como muitos vilões de terror, Sadako possui um passado traumático, o que a torna ideal para o histórico de Assombrado. O feito Tocado pelos Fey poderia conceder a ela habilidades de teletransporte, enquanto o feito Tocado pelas Sombras seria tematicamente apropriado, mas com muitas semelhanças à classe de feiticeiro.
Ghost Face – Pânico

O vilão irreverente da franquia Pânico, Ghost Face, é famoso por suas falas teatrais e estilo sarcástico. Apesar de não ter habilidades sobrenaturais como outros vilões icônicos, ele ainda se mostra uma ameaça mortal. Vários personagens assumem o manto de Ghost Face ao longo da série, cada um com motivações e histórias únicas.
Assim como Ghost Face, os ladinos da subclasse Explorador são mestres da furtividade. Habilidades como Mobilidade Superior explicam sua habilidade de estar sempre um passo à frente de suas vítimas. O feito Atacante Selvagem seria adequado, permitindo que ele maximizasse o dano de seus ataques. Por fim, seu caráter enganador faz com que os históricos Charlatão ou Sem Rosto sejam os mais adequados, reforçando suas capacidades em Enganação.
Michael Myers – Halloween

Michael Myers é o antagonista da franquia Halloween, criada por John Carpenter e Debra Hill. Ele fez sua estreia no filme Halloween (1978) como um garoto de seis anos que mata sua irmã mais velha na noite de Halloween. Quinze anos depois, ele escapa de um hospital psiquiátrico e retorna à sua cidade natal, Haddonfield, para continuar sua matança.
Michael é reconhecido por sua máscara branca (originalmente uma máscara do Captain Kirk pintada) e seu comportamento implacável. Ele é descrito como a personificação do mal puro, com força sobre-humana e resistência que o tornam um dos vilões mais aterrorizantes do cinema.
No mundo de D&D, Michael Myers seria um bárbaro, provavelmente da subclasse Zelote, que poderia ser adaptada para representar sua obsessão com o Halloween e a matança. A habilidade Foco Fanático, que permite rerrolar testes de resistência enquanto enfurecido, explicaria sua resistência impressionante. Os feitos Durão ou Resistente reforçariam sua aparência de imortalidade, enquanto o histórico de Criminoso seria o mais apropriado, refletindo seu passado de assassinatos.
Jigsaw – Jogos Mortais

Jigsaw, também conhecido como John Kramer, é o vilão da franquia Jogos Mortais (Saw). Ele é facilmente reconhecido por sua máscara de fantoche branca e seu boneco, Billy, que aparece em todas as suas armadilhas mortais. Jigsaw foi um engenheiro civil que se tornou um assassino após ser diagnosticado com câncer terminal.
Sua mente genial faz dele um candidato perfeito para a classe Artífice. Embora nenhuma subclasse encaixe perfeitamente, o Forjador de Batalha seria uma boa escolha, refletindo sua habilidade de criar armadilhas letais. Ele provavelmente teria o feito Perito em Habilidades, ampliando sua proficiência com ferramentas. Embora incomum, o histórico de Ermitão também pode funcionar, refletindo seu estilo de vida isolado.
Chucky – Brinquedo Assassino

Chucky, também conhecido como Charles Lee Ray, é o vilão principal da franquia Brinquedo Assassino (Child’s Play em inglês). Ele é um assassino em série que, antes de ser morto, transfere sua alma para um boneco de brinquedo através de um ritual de vodu. A partir daí, o boneco Chucky começa a matar para garantir sua própria sobrevivência.
No primeiro filme, lançado em 1988, Chucky tenta possuir o corpo de um menino chamado Andy Barclay. A franquia inclui vários filmes e uma série de TV recente, em que Chucky continua suas atividades assassinas, sempre trazendo um toque de humor ácido misturado ao terror.
Dada sua natureza irreverente e sobrenatural, Chucky seria bem representado como um bardo do Colégio dos Espíritos, uma escolha divertida que reflete seu lado macabro e carismático. No entanto, Chucky também é astuto e furtivo, então uma multiclasse com ladino Mente Mestra seria apropriada. Ele provavelmente teria o histórico de Urchin ou Charlatão, dependendo de se o foco é Furtividade ou Enganação. Por fim, o feito Brigão de Taverna aprimoraria suas habilidades com armas improvisadas.
Pennywise – It

Pennywise, também conhecido como Bob Gray, é o vilão central do romance It, de Stephen King. Ele é uma criatura sobrenatural que geralmente assume a forma de um palhaço dançante, mas tem a habilidade de se transformar nos piores medos de suas vítimas, o que o torna uma presença especialmente aterrorizante.
Pennywise aparece pela primeira vez para George Denbrough em uma tubulação de esgoto em Derry, Maine, se apresentando como Bob Gray. Preferindo atacar crianças, ele surge a cada 27 anos para caçar em Derry, sendo responsável por uma série de assassinatos, até ser derrotado pelo grupo conhecido como Os Perdedores.
A classe ideal para Pennywise seria o mago da Escola de Ilusão, aproveitando seu poder de manipular as percepções de suas vítimas. O feito Tocado pelas Sombras, que concede feitiços como Invisibilidade, expandiria suas opções de ilusão e necromancia. Apesar da dificuldade em atribuir um histórico a uma entidade de tal magnitude, os históricos Viajante Distante, Ermitão ou Perdido nos Fey seriam os mais adequados.
Candyman – Candyman

Candyman, ou Daniel Robitaille, é o vilão da franquia Candyman. Ele foi um homem afro-americano brutalmente assassinado no século XIX por um grupo que o amaldiçoou antes de matá-lo. Após sua morte, Daniel retorna como um espírito vingativo, o Candyman, que mata quem disser seu nome cinco vezes diante de um espelho.
A história do Candyman foi originalmente criada por Clive Barker no conto “The Forbidden” (1985) e adaptada para o cinema em 1992, com Tony Todd no papel principal. Candyman é associado a abelhas e a um gancho no lugar da mão, uma consequência de sua morte trágica.
Como Candyman caminha entre o mundo dos vivos e o dos mortos, ele poderia ser um bruxo do Pacto do Morto-Vivo. Porém, ele também é um lutador poderoso, e uma multiclasse com ladino Espadachim Ágil faria sentido. O feito Lâmina do Renegado seria tematicamente adequado, substituindo mecanicamente o gancho por uma cimitarra curva. O histórico de Assombrado seria o mais apropriado, refletindo sua morte injusta em vida.

No final das contas, cada vilão do cinema de terror, com suas características únicas e aterrorizantes, pode encontrar um paralelo intrigante no universo de D&D. Seja como um bardo espirituoso, um ladino furtivo ou um bruxo do além, essas construções não apenas preservam a essência desses personagens, mas também oferecem novas maneiras de reimaginá-los em contextos diferentes. Para os mestres e jogadores de RPG, essa pode ser uma oportunidade divertida de criar aventuras temáticas de terror, onde as forças do mal ultrapassam as fronteiras do cinema e se tornam inimigos formidáveis em suas campanhas. Então, que tal invocar Freddy Krueger, Jason Voorhees ou Pennywise em sua próxima sessão de D&D? Mas cuidado: eles podem ser ainda mais assustadores quando você os enfrenta pessoalmente!
Fonte: Adaptado de CBR.